Vice-presidente da República, Hamilton Mourão no SIMPI
Área econômica – “O Brasil tem dois grandes problemas: o desequilíbrio fiscal provocado pelo excesso de gastos com pessoal, em detrimento da saúde, educação e segurança pública; e a baixa produtividade em função do custo no Brasil para produzir e contratar mão de obra. Temos excesso de burocracia e de regulamentação, e um sistema tributário caótico”, afirma o general Hamilton Mourão, vice-presidente da República, em entrevista exclusiva ao programa “A Hora e a Vez da Pequena Empresa”
Social – O vice-presidente acredita ainda que a questão social no Brasil está muito ligada à disputa política. “A população tem demandas urgentes que os governos não conseguem suprir, gerando insatisfação. Além disso, estamos saindo de um modelo econômico de produção em massa para a era da economia do conhecimento, onde muitos postos de trabalho tradicionais estão desaparecendo.
Sistema político – “É muito segmentado no Brasil pela quantidade de partidos e alguns embates são desproporcionais. Os políticos precisam recuperar o respeito da população”, pondera. Entretanto, ele descarta crise institucional. “Quando o ponto da possível ruptura se aproxima, os envolvidos recuam”. Para ele, algumas pessoas perderam o limite do bom senso entre a crítica e a raiva, citando a recente polêmica envolvendo a realização da Copa América no Brasil. Para ele debates assim refletem a disfuncionalidade que tomou conta da disputa política.
Área ambiental – Mourão avalia que os problemas do Brasil são menores em comparação a outros países industrializados. “Discussões globais ficam apenas em torno da Amazônia. A região tem mais de 25 milhões de pessoas com os piores índices de desenvolvimento e problemas como ocupação do território. Precisamos de políticas públicas para proteger, preservar e assegurar o desenvolvimento econômico e social”, alerta. Ele adverte que é preciso atrair investimentos da iniciativa privada em áreas como agropecuária, exploração mineral, bioeconomia e psicultura.
Assista: https://youtu.be/_aMCuussFNU