INVISTA EM MATO GROSSO

INVISTA EM MATO GROSSO

Mato Grosso é um dos principais produtores e exportadores de soja do Brasil, entre os municípios que destacam-se como exportadores está Rondonópolis, maior exportador do Estado.

Entre os 10 municípios mais ricos do Centro-Oeste, 8 são de Mato Grosso, com destaque para Alto Taquari, Campos de Júlio e Sapezal, que possuem os três maiores PIBs per capita da mesorregião, e Cuiabá, que é sede de 8 empresas de grande porte. É um dos maiores estados em relação à exploração de minérios.

Atualmente, o crescimento na região de Sinop, Sorriso, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Matupá se mostra um forte propulsor para o desenvolvimento econômico do estado, baseado na produção e venda de grãos.

As exportações do estado se compõe de Soja (40,59%), Milho (17,70%), Farelo de Soja (16,42%), Algodão Cru (7,86%) e Carne Bovina Congelada (5,13%).

Reproduzir vídeo

A economia de Cuiabá, concentra-se no comércio, indústria e serviços. No comércio, predomina o varejo, com casas de todos os gêneros. O setor industrial é formado basicamente pela agroindústria, muitas delas, instaladas no Distrito Industrial. Na agricultura, cultivam-se lavouras de subsistência e hortifrutigranjeiros.

O PIB de Cuiabá é de 22,7 bilhões de reais, 17,4% do PIB estadual. Possui um PIB per capita de R$37.930,34, sendo a 10° maior entre as capitais do país.

Cuiabá gera boa parte da energia elétrica consumida no estado, e  tem um ramal do Gasoduto Brasil-Bolívia. 

Cuiabá é o centro geodésico da America do Sul, e tem importantes centros comerciais,  shoppings, parques, vida noturna intensa, e muitos lugares para visitar. Próximo a Cuiabá tem diversos atrativos turísticos naturais, como a Chapada dos Guimarães e o Pantanal, além de um patrimônio histórico e cultural importante. O turismo de eventos é crescente.

CUIABÁ

Reproduzir vídeo