NOTÍCIA

SIMPI/Datafolha: Preço dos combustíveis e guerra disparam custo de produção 

Dificuldades-para-pagar

Pesquisas SIMPI/Datafolha indicam que o preço dos combustíveis e guerra disparam custo de produção.

A sequência de reajustes nos preços dos combustíveis e derivados do petróleo, mais guerra na Ucrânia, desencadearam uma série de consequências para as micro e pequenas indústrias, entre elas o aumento nos custos de produção com faturamento e lucro menores.

De acordo com a pesquisa Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria, realizado pelo Datafolha a pedido do Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias (SIMPI), 59% dos dirigentes avaliam que a alta nos preços dos combustíveis anunciada no início de março com certeza diminui o lucro da empresa.

Para 56%, essa alta levará ao reajuste de preços de produtos e serviços.

Outros 53% acreditam que haverá queda no faturamento.

Em 31% dos casos é possível que haja interrupção ou adiamento de investimentos na empresa.

Sobre a inflação, cresceu de forma significativa a expectativa de alta.

De acordo com a pesquisa, 70% das micro e pequenas indústrias esperam que haja alta nos preços nos próximos meses. O índice é mais alto do que o registrado em janeiro deste ano (53%) e fica abaixo apenas do índice registrado em março de 2021 (77%).

O Índice de Custos das micro e pequenas indústrias confirma a previsão pessimista dos dirigentes, pois a maioria das empresas seguem pressionadas pela alta nos custos de matérias-primas e insumos.

Ainda segundo a pesquisa, 64% das micro e pequenas indústrias tiveram alta significativa de custos, voltando ao patamar de janeiro.

A íntegra da pesquisa está disponível no site: https://www.simpimt.org.br/simpi-data-folha/

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn