NOTÍCIA

SIMPI/Datafolha: Pesquisa aponta para mais um período de retração nos negócios 

Dificuldades-para-pagar

A combinação de fatores, como a elevação dos custos de produção, alta da inflação, queda no poder de compra e a retração no consumo têm frustrado as expectativas dos empresários das micro e pequenas indústrias em relação ao fim do ano e a retomada dos negócios.

A conclusão é da pesquisa Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria, realizado pelo Datafolha, a pedido do Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias (SIMPI). Segundo o estudo, os números de novembro mostram queda no otimismo e piora no cenário macroeconômico.

Para os empresários, a previsão de melhora no próximo mês diminuiu significativamente, passando de 54% para 38%, enquanto a expectativa de piora nos negócios saltou de 9% para 14%.

O pessimismo das micro e pequenas indústrias para a retomada econômica nos próximos meses se mantem elevado pelo quarto mês consecutivo com 54%.

Quanto a alta de preços, pelo décimo mês seguido, o Índice de Custos das micro e pequenas indústrias fica abaixo de 100 pontos, refletindo o longo período de alta nos custos de produção.

Já o reflexo no fluxo de caixa mostra que 43% têm capital de giro insuficiente ou muito pouco. Para 46% é exatamente o que precisa. Apenas 10% está com capital de giro mais do que suficiente.

No fator emprego/desemprego verifica- se uma expectativa de alta no desemprego de 30% para 37%.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn