NOTÍCIA

SIMPI/Datafolha: pequenas industrias apresentam sinais de otimismo 

Pesquisa-Simpi-Datafolha

Mesmo com os preços em curva ascendente a inflação pressionada e o aumento na inadimplência, o mês de fevereiro apresentou sinais de otimismo entre os empresários das micro e pequenas indústrias, consequência ainda de uma ressaca de vendas e lucro de janeiro.

A conclusão é da pesquisa Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria, realizado pelo Datafolha, a pedido do Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias (SIMPI).

Segundo o estudo, apesar da avaliação de faturamento e margem de lucro terem caído de 119 para 106 pontos, a satisfação com os negócios subiu de 132 pontos para 144 pontos, o mais alto índice desde janeiro de 2020.

Sobre a expectativa de inflação a previsão pessimista entre as micro e pequenas indústrias para inflação passou de 61% para 53% em fevereiro.  Outros 37% acreditam que fica como está. Outros 10% esperam que vai melhorar.

Sobre inadimplência houve quebra da sequência atingindo 37% empresas. Houve também queda nas demissões, e subiu de 77 para 88 pontos o nível de satisfação macroeconômica.

Credita-se o aumento do nível de satisfação com o quadro econômico com a recente derrubada do veto 8/2022 e a vitória para as empresas do Simples, que poderão reparcelar seus débitos financeiros tributários obtidos durante estes dois anos de pandemia e ganhar um folego para manter as portas abertas.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn