NOTÍCIA

SIMPI/Datafolha: alta de custos se mantem pelo sétimo mês consecutivo (6)

Pesquisa-Simpi-Datafolha

SIMPI/Datafolha: alta de custos se mantem pelo sétimo mês consecutivo

Aos poucos as atividades no país estão sendo retomadas, no entanto, as micro e pequenas indústrias ainda pagam o preço alto dos custos de produção, agravado pelas contas de energia, cada vez mais caras.

Os dados são da pesquisa Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria, realizado pelo Datafolha, a pedido do Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias do Estado de São Paulo (SIMPI). Segundo o estudo, pelo sétimo mês seguido, o Índice de Custos ficou abaixo de 100 pontos, sinalizando um cenário prolongado de alta significativa de custos para as micros e pequenas indústrias paulistas, fato que tem reflexos nas industrias de outros estados, bem como no comércio, serviços e no agro.

Mais da metade (65%) das micro e pequenas indústrias no Estado de São Paulo afirmaram ter registrado alta significativa de custos de produção em geral. O percentual de empresas nesta situação segue elevado desde janeiro, teve leve recuo em maio, mas voltou a subir.

A pesquisa aponta que na matéria prima e nos insumos, as maiores dificuldades enfrentadas são a alta nos preços (85%), falta de material (57%), atraso na entrega (51%) e baixa qualidade (30%).

A alta significativa no custo da energia elétrica, reportada por 62% em junho, agora foi apontada por 69% das micro e pequenas indústrias consultadas. Para 29% a conta de energia não teve aumento significativo e 2% não souberam responder.

Em relação ao peso da conta de energia na contabilidade das micro e pequenas indústrias consultadas, 66% afirmam que gastam até 10% do que faturam. Para 16%, a conta representa de 11% a 20% do faturamento da empresa e 8% afirmam que destinam mais de 20% do faturamento para pagar a conta de energia. A saída são projetos de energias alternativas que tem se tornado mais barata apesar do investimento inicial que pode ser financiado.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn