NOTÍCIA

Rússia X Ucrânia: quais os efeitos para o Brasil? 

Russia-x-Ucrania

Rússia X Ucrânia: quais os efeitos para o Brasil? – O governo Joe Biden não quer negociar com o governo de Vladimir Putin, por isso vem mantendo sanções para prejudicar ao máximo a economia russa.

Os reflexos desse conflito afetam a economia mundial com efeitos de curto, médio e longo prazo, na avaliação de Gunther Rutzit, professor de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Em entrevista exclusiva ao programa “A Hora e a Vez da Pequena Empresa”, que pode ser visto no YouTube, ele destaca o aumento generalizado da inflação, além de um possível rearranjo na política internacional e nas cadeias produtivas globais. “Muitos empresários saíram do mercado russo para evitar boicote em outros países.

Essa percepção de avaliar o risco em negociar com países autoritários deve permanecer, levando à necessidade de repensar o posicionamento de empresas com cadeias de produção pelo mundo. “Vamos passar por um processo de desaceleração da globalização e retração do comércio ao longo dos próximos cinco ou dez anos”, acredita.

No Brasil o impacto deve ser ainda maior. “Há avisos do Banco Central de Compensações de que estamos entrando numa nova era de inflação alta. Também houve um aumento das commodities.

“Com todo rearranjo político e econômico, deve faltar produtos, principalmente os ligados à dependência da Rússia, como o trigo, por exemplo”, afirma. O grande beneficiário, na visão de Rutzit, sem dúvida é a China, que passou a ter um papel importante, visto que a Rússia é completamente dependente deste país

Assista: https://youtu.be/0umBgVjwMdk

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn