NOTÍCIA

Projeções para a economia animam o mercado, mas é preciso ficar alerta (5)

Projeções-para-a-economia

Projeções para a economia animam o mercado, mas é preciso ficar alerta 

No primeiro trimestre do ano, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro apresentou resultado de 1,2%, surpreendendo o mercado, informa o economista Otto Nagami. Segundo ele, a performance acima do esperado se justifica pelo relaxamento do isolamento social e pela perspectiva do mercado em relação à retomada. Entretanto, analisando os dados do IBGE, Nagami destaca o volume de exportações que, caracteristicamente apresenta bons números todo início de ano.

Segundo o economista, chama a atenção o volume de investimentos. “A agropecuária apresentou um salto relevante em função do aquecimento do mercado mundial com relação às commodities e, com a boa performance do campo, os produtores são estimulados a investir, o que associado à taxa de câmbio, com o Real desvalorizado, torna o nosso produto mais barato”, explica. Historicamente, nos próximos trimestres do ano há desaquecimento na exportação da atividade agropecuária, portanto, uma eventual terceira onda da pandemia e ainda o colapso no setor energético deve ser considerado, sob risco de comprometerem a retomada do crescimento.

Consultado sobre os impactos da economia, o economista Alexandre Chaia destaca o atraso na liberação do auxílio emergencial. “Muitas famílias perderam renda e acabaram se endividando. Por isso, o volume de compras no segundo semestre pode cair, principalmente no comércio e setor de serviços”, ressalta. Segundo ele, mesmo com a prorrogação do auxílio emergencial, a maior parte dos recursos deve ser utilizada para quitar dívidas. Paralelamente, a inflação em alta e o ritmo lento da vacinação aumentam a incerteza do empresário, influenciando investimentos e contratações, afirma Chaia. Assista: https://youtu.be/cXv-bi8UaEQ

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn