NOTÍCIA

O lucro na recessão (2)

O lucro Lucro_na_recessãona recessão

Os indicadores econômicos de maio ainda mostram perspectiva de recessão, na percepção do economista Otto Nogami. Neste momento, segundo ele, é preciso repensar a gestão da empresa e o posicionamento dos produtos. “Tendo como prioridade manter o ponto de equilíbrio do negócio, é sempre importante saber o quanto é preciso produzir e vender para que a empresa esteja em equilíbrio e até gerar lucro”, explica. Para isso, segundo Nogami, é utilizado o conceito de margem de contribuição, calculado com base em três componentes – custo fixo da empresa, custo variável unitário e preço do produto. “A diferença entre o preço de comercialização e o custo variável unitário do produto é utilizada para amortizar o custo fixo. Nessa relação custo fixo e margem, temos a quantidade que deveremos produzir e vender para manter o equilíbrio do negócio. Portanto o ideal é manter custo fixo e variável unitário o menor possível e o preço mais alto possível. Isso faz com que a empresa se torne menos suscetível à recessão”, esclarece.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn