Micros e Pequenas Empresas “Com a Cara na Net”.

Inclusão digital

“Com a Cara na Net” é um projeto de inclusão digital do SIMPI, agora implantado no Estado de Mato Grosso. Uma pesquisa realizada no estado constatou que, nos últimos anos, os micros, pequenos negócios e microempreendedores individuais vem buscando investir mais em publicidade através da utilização de ferramentas digitais, particularmente nas redes sociais. Pelos dados obtidos, dos que utilizam a internet, 69% utilizam o WhatsApp para se comunicar com clientes e 35% mantêm perfil no Facebook.

A pesquisa avaliou como o setor está buscando envolvimento no processo de mudança para a era digital, confirmando o crescimento do grau de informatização das empresas de micro e pequeno porte. Para 59 % dos entrevistados, as vendas pela internet e redes sociais vão avançar mais do que as vendas tradicionais, nos próximos anos.

A rede social Facebook e o aplicativo WhatsApp são as ferramentas mais usadas pelas micro e pequenas empresas na divulgação de produtos e serviços. Estes instrumentos também são utilizados para o relacionamento com os clientes.

Para o SIMPI, o estudo mostra como as tecnologias digitais são essenciais nos negócios. “Vivemos numa era em que as pessoas passaram a adotar um comportamento cada vez mais digital. E para os pequenos negócios já é obrigatório ter uma presença nesse mundo tecnológico, utilizando as ferramentas que estão na palma da mão dos clientes a todo momento. Hoje o nosso cliente está na Internet”.

Foi para atender a necessidade de organizar e melhor utilizar as novas tecnologias de comunicação, potencializando as oportunidades de negócios disponíveis para o segmento dos pequenos negócios que o SIMPI apresenta uma solução adequada para aumentar as vendas e os lucros das empresas e negócios familiares. O projeto “Com a Cara na Net” pretende aumentar a participação de empresas com página na internet, e nas diversas mídias sociais existentes, promovendo um grande avanço no uso das ferramentas digitais para as vendas e divulgação. “Com a Cara na Net” foi criado sob medida para empresas industriais, comerciais, prestadoras de serviços e agricultura familiar.

O projeto pode ser conhecido no site do SIMPI MATO GROSSO – www.simpimt.org.br

Compartilhe: