NOTÍCIA

Guerra da Rússia e lockdown na China, problema para pequenas empresas. 

Guerra-Ucrania

A Guerra da Rússia e o lockdown na China, problema para pequenas empresas. Com a guerra entre Rússia e Ucrânia longe de acabar, os reflexos na economia mundial são cada vez maiores, segundo o economista Roberto Dumas.

No momento, um dos grandes impactos recai sobre o preço de fertilizantes, isto porque Rússia e Bielorrússia estão entre os principais produtores do mundo, junto com a China.

A Ucrânia, por sua vez, é um importante produtor de trigo. “Enquanto a Rússia não consegue atingir seus objetivos e a Ucrânia não consegue expulsar exército russo do território, a guerra se estende e o reflexo disso para o Brasil é que os preços do gás natural e dos fertilizantes continuarão puxando a inflação dos alimentos.

Em paralelo, o Banco Central seguirá elevando a taxa de juros”, afirma Dumas.

Na avaliação do economista Alexandre Chaia, a inflação deve fechar o ano em torno de 7%. “O próximo ano é uma incógnita. Deve ser um ano melhor, com o governo gastando o dinheiro de forma mais coerente, com as contas públicas de volta próximo do equilíbrio e abrindo possibilidade para investimento em infraestrutura”, acredita.

Enquanto isso, segundo Chaia, para este ano, os setores de comércio e de serviços devem estar preparados para a inadimplência, pois a capacidade de pagamento da população deve piorar e o endividamento aumentará.

Assista: https://youtu.be/y_HLUZjqP4o

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn