NOTÍCIA

Financiamentos via fundos constitucionais crescem 41% em 2022 

Fundos-Constitucionais

Financiamentos via fundos constitucionais crescem 41% nos cinco primeiros meses do ano de 2022.  O valor aplicado pelos fundos chegou a R$ 20,1 bilhões, correspondendo a mais de 300 operações de crédito.  A maior parte, R$ 13 bilhões, foi aplicada em negócios de pequeno porte.

Segundo o ministro da pasta, Daniel Ferreira, o acréscimo se deve à recuperação econômica pós-pandemia da Covid-19, e sessenta e cinco por cento dos financiamentos dos fundos estão indo para o mini, o micro, e o pequeno empreendedor.

Um exemplo de financiamento é dos produtores rurais e até pessoas físicas que queiram implantar sistema de energia solar em casa, podem ter acesso a crédito via fundos constitucionais. Os fundos constitucionais estão previstos — como o próprio nome diz — na Constituição Federal de 88.

Para conseguir o crédito, o interessado deve buscar o recurso desejado junto ao banco correspondente de cada fundo.

No Centro-Oeste, o operador financeiro responsável por conceder o financiamento é o Banco do Brasil e neste caso, o empreendedor deve desenvolver as atividades no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul. Os demais financiadores são o Banco do Nordeste e o Banco da Amazônia.

Os fundos constitucionais estão previstos — como o próprio nome diz — na Constituição Federal de 88 e contam com uma receita equivalente a 3% de toda a arrecadação da União com impostos de produtos industrializados e o imposto de renda.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn