NOTÍCIA

Empreender online é para todos?

Empreender online é para todos?

Uma pesquisa com mais de 200 países feita pela Best Accounting Software classificou o Brasil em 66º no ranking para abrir um negócio online. O levantamento utilizou critérios como conectividade, velocidade da internet, número proporcional de usuários de redes sociais, ferramentas bancárias e tempo para se abrir uma empresa. Em entrevista ao programa “A Hora e a Vez da Pequena Empresa”, o especialista em e-commerce da Locaweb, Victor Popper, comentou a pesquisa. Para ele, o primeiro passo para melhorar a colocação seria o governo aprimorar a parte estrutural, ou seja, legislação, tributação e acesso à internet.

Popper também aponta a falta orientação para os negócios no Brasil. “Não basta organizar a parte tributária e disponibilizar tecnologia de ponta ao pequeno empreendedor se ele não saber como começar. O brasileiro é criativo, mas muitos não conseguem monetizar no ambiente digital, porque não foram educados assim, principalmente quem está acima dos 40 anos e não nasceu no mundo digitalizado”, alerta.

Hoje, qualquer pessoa pode ter o seu e-commerce. “Mesmo com investimento pequeno é possível empreender online. O primeiro passo é o plano de negócios, decidir o que vender. E o início pode ser nas redes sociais”, afirma Popper. No entanto, ele adverte que não basta criar uma loja ou um perfil. “É preciso fazer um esforço de divulgação nas mídias sociais e criar uma rede de relacionamento com clientes, além de utilizar os mecanismos de exposição, como os marketplaces, que são grandes redes responsáveis por trazer tráfego”, explica.

O especialista ressalta que a pandemia acelerou uma transformação digital que levaria cerca de cinco anos. “As pessoas foram forçadas a se adaptarem ao comércio online. E a internet proporciona o contato direto com o consumidor, além de gerar visibilidade a qualquer tipo de negócio, produto, serviço ou pessoa. “Hoje, quem quer abrir um negócio online só precisa de três coisas: seu talento, sua capacidade de execução e ferramentas adequadas”, conclui.

Assista: https://youtu.be/qBLYSMO6MJk

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn