NOTÍCIA

Adquirira Eficiência energética na indústria

O SIMPI lhe da 11 Motivos para realizar um Projeto de Eficiência Energética nas Indústrias

Eficiência Energética na Indústria

O setor industrial é responsável pelo consumo de 41% da energia elétrica do Brasil, ao passo que cerca de 537 mil unidades estão em funcionamento no país. Nesse sentido, a relação intensa entre as indústrias e o consumo da energia elétrica é evidente. Isso ilustra a importância de um projeto de eficiência energética para indústrias.

Desperdício da energia em números

Segundo o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), ao considerar as indústrias, residências e comércio, o desperdício de energia chega a 22 milhões de kW, o que representa cerca de US$ 1,54 bilhões por ano.

À medida que o consumo de energia elétrica aumenta, um maior suprimento de energia nas atividades deve ser considerado. Para isso, uma vez que os desafios no setor energético crescem gradativamente no Brasil.

Atualmente, nas unidades fabris do Brasil, cerca de 20% dos motores instalados possuem mais de 25 anos, ao passo que esses são os maiores consumidores de energia nas indústrias. Na maioria dos casos, por exemplo, os motores já foram rebobinados cerca de 7 a 10 vezes.

Nesse contexto, nem sempre as alternativas com menor tempo de retorno direto serão a melhor solução, analisando, por exemplo, a relação entre o custo do investimento e a economia de energia. Existem situações nas quais o ganho está associado à melhora na produtividade, aumento da confiabilidade do sistema de produção, bem como uma menor manutenção futuramente.

Qual é a melhor solução que devo tomar?

De acordo com uma pesquisa realizada pela CNI com 2876 empresas, em 2015, 52% tomaram medidas contra o aumento da tarifa da energia elétrica, de forma que 7 entre 10 firmas adotaram a eficiência energética como alternativa para redução dos efeitos do acréscimo na conta e dessa forma utilizaram a engenharia a seu favor para economizar.

O Brasil no mundo

No que diz respeito à eficiência energética, segundo um estudo realizado pelo Conselho Americano por uma Economia com mais Eficiência Energética (ACEEE, na sigla em inglês), o Brasil está em 15º lugar entre as dezesseis maiores economia do mundo. No ranking, o qual tem a Alemanha como o país mais eficiente no âmbito mundial, o pior desempenho brasileiro foi na indústria, recebendo apenas 2 dentre os 25 pontos possíveis.

A Eficiência Energética é recomendada não só para Indústrias como também para as empresas no geral. Leia este artigo até o final, e depois procure no SIMPI por um “expert” no assunto que possa contribuir com mais economia e competitividade da sua empresa.

11 Motivos para realizar um Projeto de Eficiência Energética para Indústrias:

  1. Perdas nas Instalações Elétricas

O sistema elétrico de uma indústria pode ser distribuído de diversas maneiras, de modo que seja escolhido e organizado em função de uma 2. Motores elétricos

No mercado, existem motores com um alto rendimento, que reduzem as perdas de energia, sendo esses mais caros que os modelos antigos. Entretanto, a longo prazo, o uso desse tipo motor pode se tornar rentável, uma vez que a massa do material ativo, cobre e chapas metálicas principalmente, foi aumentada, reduzindo as perdas, por exemplo.

  1. Transformadores

Caso os transformadores não estiverem funcionando em uma faixa desejável de sua potência nominal, um rendimento útil não é obtido. Além disso, entre outras questões ligadas aos transformadores, é importante ressaltar que, quando estão mantidos sob tensão, não fornecem potência, de modo que as perdas no cobre tendem a ser nulas. Entretanto, nessas situações, acabam ocorrendo perdas no ferro, na maioria das vezes.

  1. Sistemas de Iluminação 

Na definição, o sistema de iluminação abrange todos os componentes necessários para atender a demanda da iluminação. Posto isso, o bom desempenho de tal sistema está associado aos cuidados no início do projeto elétrico, por exemplo, de forma que envolva informações relevantes sobre luminárias e perfil de utilização, assim garantindo a eficiência energética para indústrias.

  1. Fornos Elétricos e Estufas

Os fornos elétricos e as estufas são equipamentos que consomem uma quantidade expressiva de energia durante o processo de aquecimento nas instalações industriais. Por mais que sejam considerados máquinas

  1. Ar-Condicionado e Ventilação

O uso indevido do ar-condicionado é extremamente relevante na perda de energia elétrica. Sendo assim, utilizá-lo nas faixas de temperaturas apropriadas para o ambiente e instalar cortinas de ar são algumas medidas importante para evitar o desperdício no dia-a-dia. Além disso, é válido ressaltar que, na operação de compressores e chillers, por exemplo, a utilização à plena carga é indicada, em vez duas ou mais máquinas com carga parcial.

  1. Sistema de Ar Comprimido

A existência de compressores vazamentos internos é frequente, ao passo que isso acontece devido ao desgaste excessivo em anéis de segmento ou nas válvulas, consumindo mais energia, além de produzir menores quantidades de ar que a capacidade nominal do próprio compressor. Além disso, no que diz respeito à distribuição e utilização do gás, é importante verificar se está havendo perda de pressão entre os reservatórios e os pontos de uso dos fluidos. Esses são apenas alguns exemplos dentre as inúmeras ações para aprimorar a eficiência do sistema de ar comprimido, de acordo com a especificidade do caso.

  1. Sistema de Refrigeração

Manter o isolamento térmico das tubulações de líquido e gás é importante para evitar a trocar de calor entre o meio interno com o externo, sobretudo, por exemplo, em câmaras frigoríficas e chillers, a m de reduzir o gasto indevido de energia nesses tipos de atividade.

  1. Bombeamento de Água potência da bomba.
  2. Elevadores e Escadas Rolantes

Nos horários de pico, não é necessário que todos os elevadores sejam utilizados simultaneamente e, além disso, controladores de tráfego são essenciais, a m de evitar que dois elevadores sejam deslocados após uma chamada. Entre outros exemplos relacionados com tal situação, também é válido destacar a necessidade de evitar sobrecargas, de modo que não haja risco de uso desnecessário de energia e riscos para a estrutura.

  1. Fator de Potência (FP)

Caracterizado como a medida de eficiência de uma determinada instalação elétrica, o fator de potência mostra qual é a porcentagem da potência total que está sendo aproveitada no sistema elétrico. De acordo com a legislação brasileira, o FP mínimo admitido é 0,92, e assim, caso o fator do consumidor esteja menor, a concessionária da região fica responsável por aplicar multas. Algumas maneiras de corrigir o fator de potência, ou a chamada energia reativa excedente, são: instalações de capacitores em pontos primordiais dos circuitos alimentadores.

Dentre as principais causas de um Fator de Potência baixo, destacam-se:

Lâmpadas de descarga fluorescentes, vapor de mercúrio e vapor de sódio) ao utilizar reatores de forma inadequada, ou seja, que são de baixo fator de potência; Transformadores que operam sem carga ou com carga muito baixa; Grande quantidade de motores de pequena potência.

Será essa a saída?

Posto isso, fica claro que os projetos voltados para Eficiência Energética para Indústrias tendem a aumentar gradativamente no Brasil, sobretudo devido aos gastos crescentes com energia, que fica mais cara a cada dia que passa, ao mesmo tempo que representa grande parte do valor de custo de um produto.

Utilizar um projeto de Eficiência Energética para Indústrias é uma opção a qual pode oferecer um ótimo custo-benefício, otimizando os processos de sua indústria, como nos tópicos abordados acima, além de estabelecimentos ou, até mesmo, em residências.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn