NOTÍCIA

Conheça o Pix Parcelado, onde o banco paga a loja à vista e parcela para o cliente 

Conheça o Pix Parcelado, onde o banco paga a loja à vista e parcela para o cliente.

Uma tradição brasileira nas compras, o parcelamento de pagamentos já migrou dos carnês para o cartão de crédito, e agora será possível no Pix.

O Banco Central estuda um produto para parcelar compras via Pix, que se chamará Pix Garantido, mas ainda não há previsão de lançamento.

Há um debate sobre quem será o garantidor do crédito, o banco ou o estabelecimento que vende. Mas as instituições financeiras se anteciparam e passaram a oferecer este ano o que chamam de Pix Parcelado.

O Banco Central informou que “nada impede” que os bancos já ofereçam produtos próprios para dar crédito a seus clientes para a utilização em pagamentos via Pix. No entanto o já popularizado Pix Parcelado não é um serviço oficial do Banco Central.

São as instituições financeiras que passaram a oferecer crédito pessoal atrelado a compras pagas com Pix de seus clientes. A vantagem é que o consumidor pode ter um desconto pagando à vista por um produto e parcelar junto ao seu banco com juros baixos, comparáveis aos de um crédito consignado.

Terá analise prévia de perfil

Mas, como se trata de um empréstimo, depende de análise de perfil, e as condições variam para cada cliente. Eles podem fazer a contratação via celular na mesma jornada do Pix. É possível parcelar pagamentos acima de R$ 100 em até 24 prestações. As taxas de juros começam em 1,59% ao mês, e variam de acordo com o score (pontuação para risco de crédito) do cliente, avaliado por inteligência artificial. O importante é o cliente ter a opção.

Se quer comprar algo, mas não tem limite no cartão e a loja dá desconto para o pagamento via Pix, ele pode optar por parcelar, e essa opção ajuda o estabelecimento a vender mais. Ele recebe o valor na mesma hora, como num Pix normal.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn