NOTÍCIA

Aumento do PIB e as expectativas para os próximos trimestres

PIB

O PIB (Produto Interno Bruto) está um pouco abaixo do que o mercado estimava. A expectativa do mercado era de um crescimento de 1,5%, contudo o IBGE registrou uma alta de apenas 1% nesse primeiro trimestre.

Segundo o economista Otto Nogami, a atual conjuntura de crescimento econômico nos conduz a algumas observações importantes. A primeira diz respeito a Formação Bruta de Capital Fixo que apresentou uma queda de 3,5% nos investimentos comparativamente ao último trimestre de 2021.

De acordo com Otto, esse dado é preocupante porque o investimento é fundamental para o crescimento da economia do país. A medida que necessitamos crescer de maneira robusta a queda nos investimentos sinaliza dificuldades na atividade econômica nos próximos anos.

Outro aspecto que merece atenção é o crescimento das exportações indicando a proeminência das commodities e matérias-primas brasileiras no mercado internacional.

O setor agropecuário teve queda de 4,8% no acumulado de quatro trimestres, diferente do setor de serviços que impulsionado pelo maior controle da pandemia de Covid-19 e o retorno das atividades presenciais, contribuiu positivamente para a atual performance do PIB.

Contudo, Nogami recomenda atenção ao aumento da taxa de juros que encarece o crédito e impacta o nível de consumo das famílias brasileiras, e a inflação que tira o poder de compra das pessoas, resultando também no baixo consumo.

À medida que o governo tem dificuldade de controlar os preços da economia, naturalmente pode repercutir negativamente no desempenho do PIB nos próximos trimestres.

Assista : https://youtu.be/5SkKnrmdUKg

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn