NOTÍCIA

Precisa contratar funcionário? Veja quanto custa para o MEI

O MEI pode contratar até 1 empregado com remuneração de um salário mínimo ou piso salarial da categoria, que pode ser consultada no portal do empreendedor.

A nível de custos, além do salário a ser pago, soma-se a estes os impostos a serem recolhidos que são:

11% de INSS (3% de responsabilidade do empregador e 8% é descontado do empregado);

8% de FGTS (responsabilidade total do empregador);

A nível de organização e obrigação em ter em arquivo:

Livro de registro de funcionários

Registro na carteira de trabalho do empregado

Recibos de pagamento

Folha de pagamento (FOGAP)

O MEI que contrata funcionário também é obrigado a cumprir obrigações acessórias, como a GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS), RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), eSocial (O Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas). É importante ficar ligado para não incorrer em multas trabalhistas. Na dúvida, consulte um profissional da contabilidade para te auxiliar nos procedimentos. No SIMPI tem o contador em convênio que auxilia, assessora e executa se precisar.

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