Será o início de nova categoria econômica?
Uma nova categoria de empreendedorismo poderá chegar ao país trazendo vantagens. O nanoempreendedor tem a vantagem de ser isento de impostos.
O texto de criação desse novo grupo já está em análise no Congresso Nacional e poderá ajudar muita gente pelo país. Esse empresário teria mais vantagens do que os Microempreendedores Individuais têm hoje. A proposta foi criada pelo Grupo de Trabalho formado na Câmara dos Deputados.
O nanoempreendedor seria uma categoria “abaixo” do Microempreendedor Individual. Isso porque o MEI tem um faturamento anual de até R$ 81 mil.
Essa nova categoria teria um faturamento de até R$ 40,5 mil por ano.
Caso aprovada essa nova categoria vai ter isenção dos novos impostos. O CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), que é federal, e o IBS (Imposto sobre Serviços), que é estadual e municipal.
Essa categoria poderia fazer parte do Simples Nacional, onde e atualmente as seguintes categorias podem se enquadrar nesse sistema como o Microempreendedor Individual – MEI, as Microempresas – ME e as Empresas de Pequeno Porte – EPP.
Espera-se que a nova categoria trará grande parte dos 40 milhões de empreendedores que estão hoje na informalidade, pois muitos que estão nesta situação, se deve justamente ao baixo faturamento que impossibilita o pagamento das taxas mensais.
Assista: https://youtu.be/e9h8K6YxFj4